quarta-feira, 11 de março de 2015

Adeus, browsers: a moda dos aplicativos

Pegue seu smartphone. Quantos aplicativos você tem? Quantas vezes por dia você os usa? Agora se imagine sem eles. Quantos telefones você sabe de cor? Qual a última vez que utilizou uma calculadora de verdade? Será que consegue acordar sem despertador?

Não se vê sem eles, né?! Então você faz parte dos 74% dos brasileiros que priorizam o uso de aplicativos nos seus smartphones, segundo pesquisa da consultoria Nielsen. Isso indica que os usuários preferem cada vez mais acessar a internet através dos aplicativos. Há cinco anos, a média de tempo que passamos nos app’s já ultrapassava a do browser, 94min contra 72min.

Mas, afinal, o que é aplicativo?

Aqueles maravilhosos “quadradinhos” que salvam nossas vidas são chamados softwares aplicativos, programas que ajudam o usuário em uma tarefa específica. Desde enviar mensagem de texto até estourar plástico bolha virtualmente. E não se restringem apenas a aparelhos móveis, existem aplicativos para desktops. O Google Chrome, por exemplo, disponibiliza uma loja de app’s para computadores.

Hoje grande parte da comunicação é feita através deles, alimentado um intenso fluxo de informação. Assim, é inevitável falar sobre seus pontos positivos e negativos. Aguardem os próximos appsódios!